Troca de Óleo
Troca de Óleo
A troca de óleo é fundamental para que o lubrificante atue adequadamente sobre as partes móveis do motor, fazendo a limpeza de resíduos (partículas metálicas e impurezas) e ajudando no processo de troca térmica (junto com o sistema de arrefecimento), mantendo o motor funcionando em condições adequeadas.
É preciso que essa substituição seja feita obedecendo as orientações do fabricante do carro, com o objetivo de assegurar a longa vida útil do motor.
Procurando Serviço de Troca de Óleo?
Entre em contato agora e peça um orçamento ou agende uma visita em nossa loja.
Principais dúvidas sobre troca de óleo:
Qual o prazo ideal para trocar o óleo do carro?
A validade é cotada da seguinte forma:
Considerando a troca de óleo pela quilometragem alcançada pelo veículo, onde o óleo cumpriu sua função dentro do motor sob as diversas condições de uso.
A quilometragem para troca é estabelecida pelo fabricante e alguns possuem prazos de troca diferentes dos outros dependendo de sua viscosidade.
De modo geral, é recomendado que seja trocado entre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados ou um ano.
No entanto, se o veículo tiver uso severo (situação em que o motor permanece ligado, mas a quilometragem do veículo não se altera) ou então faz trajetos curtos em sequência e não há tempo do motor atingir sua temperatura de trabalho, o ideal seria reduzir esse prazo pela metade.
Quais são os tipos de óleo?
São vários tipos de lubrificantes disponíveis para uso no motor de um carro, eles podem ser do tipo mineral, semissintético ou sintético.
Óleos minerais são obtidos a partir da separação de componentes do petróleo no fim, é uma mistura de vários compostos.
Sintéticos são feitos artificialmente em laboratórios os cientistas controlam todas as propriedades do produto final.
Semissintéticos são feitos de maneira a equilibrar o menor custo dos minerais com as melhores propriedades dos sintéticos.